domingo, 30 de agosto de 2009

Até agora

Estou em NY há quatro semanas. Se perguntada sobre a cidade, sinceramente ainda não sei o que responder. Mas posso garantir que a linha 2-3 do metrô é o caminho mais rápido entre a minha casa e a escola. Falo isso com um certo orgulho, porque demorei duas semanas pra descobrir essa linha e mais outras duas pra descobrir a melhor saída.

Depois de Barcelona, achei que já sabia tudo de metrô, afinal era só seguir a cor certa no sentido certo. Mas não, aqui em NY você não só encontra um arco-íris de cores, mas também números e letras misturados e muitas, muitas saídas.

Ainda não fui à Times Squares, ainda não fiz compras, ainda não fui ao Moma e nem passeei pela Broadway. Peraí, disse que não fiz compras? Então como será que o dinheiro aqui simplesmente evapora? Vai ver que é porque gasto em torno de R$ 15,00 só pra tomar um suco no intervalo, e mais R$ 40,00 toda vez que vou comprar uma salada no chinês da esquina.

Mas na verdade, comprei sim, duas coisas: a 1a foi um GPS em forma de I-Phone. É ótimo que além dele me mostrar como chegar nos lugares ele ainda faça chamadas!!! Mas por enquanto ainda não posso fazer chamadas internacionais dele, antes tenho que passar três meses tentando provar que posso ser civilizada e pagar contas. A segunda foi um óculos escuro. Cerca de 80% das pessoas não andam na rua sem um. Então pra me sentir mais nova iorquina (e pra gastar meu tempo enquanto esperava no free shopping) acabei comprando um. Como não uso óculos escuro (pois é, esperar é algo que nunca me fez muito bem), uso ele pra prender o cabelo, e até que funciona bem.

Pra tentar me enturmar acabei me submetendo a algumas coisas estranhas, como enfiar o pé na lama num concerto de música, dançar ao som de música eletrônica, ir a um churrasco de hamburger e hot dog e show de bandas cujo estilo eu não sei identificar. Mas acho que funcionou, já tenho meia dúzia de nomes gravados nos meus contatos para os quais eu posso ligar em caso de emergência, como tédio agudo num domingo a tarde.

Mas pra ser sincera, tédio é uma coisa que ainda não me ocupou até agora. Muito pelo contrário. É tanta informação ao mesmo tempo que não sei se dois anos serão suficientes para me estabilizar e levar uma vida normal. Mas continuando com a sinceridade, quem disse que eu quero uma vida normal?

Amanhã começam oficialmente minhas aulas de mestrado. Até me senti importante escrevendo isso. Mes-tra-do. Mas no fundo parece que estou na 2a série do primário, morrendo de medo e ansiedade ao mesmo tempo. O tempo passa e certas coisas continuam iguais. Então agora vou subir pra minha cama beliche, que mais parece um bote em alto-mar e esperar que os anjinhos do sono sintam pena de mim e me deixem dormir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário