segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Rocinha

Minha primeira idéia para projeto final era conscientizar as pessoas dos países desenvolvidos sobre as desigualdades sociais que a gente enfrenta aqui no terceiro mundo. Enquanto defendia meu conceito, a primeira reação que tive foi um "i don't see it, so i don't feel connected". E antes que eu me desse conta, estava explicando para uma platéia de gringos sobre a escravidão, geografia do Rio e processo de formação das favelas.

Mas pra explicar, é preciso conhecer. E foi assim que eu me vi, com 23 anos, subindo a Rocinha pela primeira vez na vida. Realmente, é uma cidade dentro da cidade. Com suas próprias leis e códigos de conduta. Vai aí um resumo do que aprendi:

Aproximadamente 20% da população do Rio mora nas favelas. Ao todo, são mais de 1.000 comunidades, apesar de que nenhuma aparece no mapa.

Segundo a ONU, o Brasil está em 75º lugar na lista dos melhores lugares para se viver. O primeiro, para variar, é a Noruega (que, ironicamente, também lidera a lista do maior índice de suicídios). O engraçado é que, quando esmiuçado em bairros, a gente descobre que a Gávea tem a mesma classificação que o Canadá e, a Rocinha, por sua vez, equivale à República do Gana. Uma do lado da outra. Tudo dentro da mesma cidade.

O boom da Rocinha aconteceu na década de 60, quando o governo decidiu transformar a Catacumba em parque nacional e criou a Cidade de Deus para abrigar os moradores de lá. Uma parte acabou indo pra lá (e o resto a gente vê no filme), mas a outra acabou na Rocinha. Hoje em dia, ela é considerada Bairro, e tem partes legais e ilegais. Teoricamente, quem quiser legalizar sua casa, já pode fazer isso de graça (vide lei usucapião), porém a maioria permanece na clandestinidade, afinal de contas, já conquistaram o direito ao uso da moradia.

Um fato interessante, é que grande parte dessa "institucionalização do crime" se deu a partir da época da ditadura, quando prisioneiros políticos e criminosos tiveram que dividir as mesmas celas na prisão. O primeiro grupo aprendeu coisas como "roubar um banco" e "assassinato". O segundo, assuntos como hierarquias e organização política. O resultado disso tudo a gente acompanha na TV.

O único tipo de crime tolerado nos morros é a comercialização de droga. Ninguém lá dentro está interessado em chamar mais atenção dos policiais, e as vezes um roubo pode ser pago com a própria vida. Mesmo assim, o maior problema entre os moradores está ligado ao alcoolismo, uma das razões disso é o alto índice de desemprego (em torno de 18%, mais que o dobro da galera do asfalto).

Dentro da favela também tem segregação social. Em torno da rua principal, o Caminho dos Boiadeiros, o valor do m² se equivale a de um bairro como Copacabana. As pessoas de menor condição se encontram mais afastadas e acabam sendo mal vistas pelo resto da comunidade. Apenas 5% da população dos morros está relacionado ao tráfico. Os traficantes, de fato, moram na favela, mas os donos mesmo do negócio não tem cara, estão aí de terno, morando num apartamento bacana e dirigindo uma empresa.

Não pude deixar de perguntar sobre a reação quanto à "eliminação das favelas até 2016". A resposta é mais ou menos previsível: os traficantes são respeitados dentro da comunidade, em geral, porque eles provêm aos seus moradores o que seria obrigação do estado, como educação e medicamentos. A partir do momento em que as pessoas puderem obter isso de outras formas, como a gente tem visto em casos como o Dona Marta e outros em andamento, eles vão perdendo sua influência. Acabar, acabar, acho que nunca vai acontecer, mas o problema mesmo nunca foi a favela, e sim o mercado que ela abriga.

Isso aqui é só um resuminho. Quem tiver interesse em saber mais, vale a pena conferir com a FAVELA TOUR. Pois é, eu fiz um daqueles tours para americanos. Não aqueles na land roover, que já é demais, mas ainda um tour. Tenho que confessar que me senti estranha ao ter que pagar para conhecer uma realidade que fica a 15min da minha casa. Mas um passinho de cada vez. Amanhã vou pra Maré.



Um comentário:

  1. Isa, vc tem q ir na Rocinha depois de escurecer, eh mt lindo!!!!!!!!
    Se vc naum tiver tirado fotos assim para o seu trab me fala q eu tiro e te mando, vale mt a pena!!!!!!
    Pela qualidade da vista dah ateh vontade de se morar lah... Eh bacana vc mostrar tb a visão de um morador (trabalhador) q defenda a comunidade e q seja contra o goverdo que naum da nada para eles e tal, ... Bem ou mal ou "donos do morro" cumprem o q o governo falta... enfim..

    ResponderExcluir