sábado, 5 de dezembro de 2009

New York Public Libraries

O sonho de qualquer rato de biblioteca: Um NYPL card! Qualquer um pode ter, é tão fácil, rápido e com apenas algus cliques no computador você tem acesso a uma infinitude de livros, vídeos, artigos e em toda a cidade de Nova York (www.nypl.org).

Meu projeto de final de curso é sobre o Rio de Janeiro, verdades e mentiras. Na Livraria da Cultura achei quase nada, na Travessa algumas coisas. Resolvi apelar pra biblioteca da NYU e no mesmo sistema de pesquisa que eu apliquei anteriormente, dessa vez encontrei 739 títulos. Quando cheguei lá me senti igual a Bela, quando a Fera mostra seu fantástico mundo da literatura pra fazer uma média com a mocinha. Chega deu arrepio.

Sou assumidamente apaixonada por livros. Meu ponto fraco são os romances e, de preferência, com uma história de amor bem dramática por traz . Amor nos Tempos do Cólera, Orgulho e Preconceito, Crime e Castigo e Madamme Bovary me levam ao delírio. Eu choro, eu rio, eu sonho com isso. E, ironicamente, quando estou me sentindo ou triste, ou ansiosa, ou pensativa (e em geral, tudo ao mesmo tempo), meu programa favorito é ir a uma livraria, escolher um livro e tomar chocolate quente. Em 95% das vezes isso resolve meu problema.

Mas não foi sempre assim. Como toda criança eu preferia me sujar na lama com meus primos do que ficar em casa lendo livros. Mas minha mãe mandava. Eram férias do colégio e eu tinha que passar pelo menos 1h lendo e 1h tocando piano por dia. Até que na páscoa dos meus sete anos, ao invés de ovo, eu ganhei a coleção do Monteiro Lobato inteira... e eu tinha que ler... e fazer resumos... e o pior é que eu gostei. Acho que as Reinações de Narizinho mudaram a minha vida. O engraçado é que nunca me passou pela cabeça desobedecer a minha mãe. E hoje em dia fico em êxtase só de entrar numa biblioteca!


Nenhum comentário:

Postar um comentário