quarta-feira, 7 de outubro de 2009

07/10/09 - Minhas lágrimas de cebola

Sim, estou aprendendo a cozinhar.

A não ser que eu quisesse almoçar e jantar todo dia na "fatia de pizza por 1 dólar", é praticamente inviável passar o mês almoçando fora em NY. Tudo aqui é muito caro, mais as malditas taxas e as abomináveis gorjetas de 20%. Simplesmente, não dá.

Dados os fatos, não me restou outra alternativa se não aprender a cozinhar. Meu namorado, solidário, me presenteou com livro de culinária, meio-infantil, meio-auta-ajuda. O título é "Cozinha Passo-a-Passo" e tenho que admitir que faz juz ao nome. É mais ou menos assim:

- Separe os ingredientes (fotos dos ingredientes)
- corte a cebola (cebola picada)

e por aí vai. Não tinha como dar errado. E realmente não deu. Primeira aventura foi um penne ao molho de tomate cereja. Antes que pensem errado, não foi só botar a massa na água e adicionar o molho. Primeiro que EU fiz o molho. Segundo que não era qualquer tomate, e sim cereja! Muito mais elaborado! Depois veio a massa ao pesto, cujo único problema foi a falta de pilão para amassar o manjericão. Mas isso a gente resolve com o martelo. Em seguida, o arroz! E foi só aprender a refogar que, na minha cabeça, eu virei chefe. Mas só na minha cabeça!

Deve ser excesso de auto-estima. Comecei a inventar minhas receitas de acordo com o que ia acabando na despensa. Às vezes dava certo, como o hamburger com legumes e frango a molho de laranja. Na maioria das vezes, não. Como no caso do frango com mel e, por que não, salmão com morangos. Em minha defesa, os morangos foram caros e já estavam morrendo. Não queria desperdiçar. E na falta de creme de leite eu usava o iogurte natural... activia!

Tudo indo de vento em popa, hoje, ao preparar minha deliciosa carne-moida com purê de batata, aconteceu algo que me marcou: minhas primeiras lágrimas de cebola! Acho que eu não devia estar tirando todas as camadas da casca, porque no momento em que eu vi aquela pele toda branquinha e lustrosa, aquele cheiro ácido, meus olhos começaram a arder e não tive escapatória, cairam as lágrimas! E as primeiras a gente nunca esquece...



4 comentários:

  1. Isso aí! Sounds like good intensive training. Remember, a way to a man's heart is through his stomach.

    ResponderExcluir
  2. Que isso em Isa, evoluindo a cada dia... jah deve estar quase uma chef de cozinha....
    Fazer o q neh,,.... quem naum tem cao, caça com gato...
    Isso eh q eh namorado em, te ajudando mesmo a várias milhas de distância!!!!!

    Soh quero ver quando eu for te visitar, o q q vc vai fazer pra mim, vai ter q inventar um prato em minha homenagem, afinal chefes fazem isso, ... brincadeirinha !!

    Que bom q as coisas vaum indo, eh claro q vc ainda está longe de fazer o brigadeiro da vovó, mas de conseguir fazer comida em casa eh mt bom, pq comer todos os dias na rua, ainda mais com o tempero de uma cultura diferente naum dah!!!!

    Assim q eu te ver eu tb contriuo com a senhora chef de cozinha, ...

    Bjao te adoro muito, e muuuuuuitas saudaaedddddddddddeeeeesssss!!!!!!!!

    Carol Araujo

    ResponderExcluir
  3. Acabei de descobrir o Blog!
    Li todinho...
    Deu até uma pontada de inveja...
    Tantas descobertas, nem todas faceis...
    Olha, devo dizer que não consigo mais ouvir aquela música do Rappa sem lembrar de você... nossa coreografia ficou pra história!
    Quem sabe em breve eu não apareço aí pra uma visita!
    Beijos,
    (Ja)Mile

    ResponderExcluir
  4. Isadora,
    Entendo que suas primeiras lágrimas de cebola tenham sido uma experiência bastante significativa, mas vc não precisa chorar toda vez. Basta abrir a torneira e descascar a cebola debaixo d'água! ;-)
    Bjs,
    Fernando.

    ResponderExcluir